Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma etapa de suma importância na formação do discente, uma vez que ela objetiva proporcionar experiência em pesquisa e/ou extensão mediante a produção de um trabalho de caráter técnico-científico que sintetize e integre os conteúdos vistos ao longo do curso.

Conforme descrito em sua estrutura curricular, a realização do TCC do Bacharelado em Engenharia de Software da UFERSA Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros é composta pelo cumprimento de dois componentes curriculares obrigatórios: “Estudo Dirigido em Pesquisa Científica” e “Trabalho de Conclusão de Curso”.

O “Estudo Dirigido em Pesquisa Científica” deve ser cursado pelo aluno no penúltimo semestre letivo e deve descrever o levantamento e as referências bibliográficas necessárias para a execução do seu trabalho, a descrição do mesmo, dos seus objetivos e da metodologia a ser empregada em sua execução, além do cronograma das ações a serem desenvolvidas no TCC.

O “Trabalho de Conclusão de Curso”, por sua vez, deve ser cursado pelo aluno no último semestre letivo e deve conter a descrição dos itens presentes em seu projeto (descrição do trabalho, dos seus objetivos e da metodologia de execução, o levantamento bibliográfico e as referências), bem como dos resultados, discussões e conclusões acerca das ações realizadas durante o trabalho. A execução/avaliação do “Trabalho de Conclusão de Curso” deve seguir os trâmites descritos na Normativa Vigente Institucional. Em relação ao seu formato, todavia, o “Trabalho de Conclusão de Curso” pode ser composto por uma monografia ou por um artigo científico que tenha sido publicado em conferências ou periódicos relacionados à área de Engenharia de Software com Qualis igual ou superior a B1 e B4, respectivamente. O artigo deve ser submetido e publicado, a partir do 7º período do curso. Além disso, o aluno solicitante deve constar como primeiro autor do artigo.

 

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado busca promover a integração dos discentes ao ambiente de prática profissional, proporcionando-o adquirir maturidade no exercício da profissão. Desse modo, os alunos do Curso de Engenharia de Software da UFERSA Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros devem cumprir uma carga horária obrigatória de 180 horas de estágio supervisionado, conforme legislação vigente. Além do estágio obrigatório, o discente poderá realizar estágio supervisionado na modalidade não obrigatória.

O Estágio Obrigatório deverá ser realizado somente quando o aluno estiver cursado no mínimo 2310 horas (equivalente a 70% da carga-horária total do curso), considerando-se que os discentes já têm cursado grande parte das componentes curriculares profissionalizantes que podem ser aproveitadas no estágio.

Para saber mais: Estágio Obrigatório

No curso do Engenharia de Software, alguns alunos estão ou já estagiaram em empresas de tecnologia de âmbito regional e nacional, a saber:

  • SIASP;
  • SOIRTEC;
  • Brisanet Telecomunicações;
  • Ágili Software – RN;
  • Akysom Magazine;
  • Evocorp;
  • Gráfica Torres;
  • Prefeitura de Pau dos Ferros.

Além dessas, a UFERSA possui diversas instituições e empresas conveniadas que ofertam estágio. Dentre as empresas na área de tecnologia da informação, pode-se elencar:

  • Ventos Potiguares Geradora de Energia S/A;
  • Prefeitura Municipal de Mossoró;
  • AeC – Centro de contatos S/A;
  • Voltalia Energia do Brasil LTDA;
  • CMM Engenharia LTDA;
  • Usina Central Olho D’Água S/A.

Fiquem atentos às notificações no SIGAA.

21 de setembro de 2018. Visualizações: 1072. Última modificação: 23/03/2020 00:19:52