Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

Curso de Engenharia de Software

Forma de Ingresso: 2º Ciclo

Turno: Integral

Código e-mec: 1321647

A finalidade do Curso de Engenharia de Software é formar profissionais para controlar todas as fases do processo de desenvolvimento do software, através de métricas e princípios de engenharia para obtenção de sistemas de qualidade e processos confiáveis e eficientes para a sociedade.
Em particular, o Curso de Engenharia de Software da UFERSA, no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, tem como finalidade proporcionar uma formação sólida em engenharia para a atuação em projetos e em desenvolvimento de software e de sistemas computacionais de qualidade de forma crítica e inovadora para potencializar o desenvolvimento da região semiárida, especialmente da região do Alto Oeste Potiguar.

 

Áreas de atuação

Com o Curso de Engenharia de Software, busca-se a formação de profissionais qualificados e cujo perfil esteja relacionado ao ambiente de atuação dos mesmos. Nesse sentido, é proposto fomentar a vivência dos discentes com situações pedagógicas para viabilizar a articulação entre os conhecimentos teóricos e suas respectivas práticas. Além disso, a participação em atividades de pesquisa e de extensão será constantemente incentivada para construir e aprimorar os conhecimentos, bem como desenvolver a autonomia intelectual, a criatividade, a competência prática e reflexiva, um repertório cultural diversificado e a visão ética e política da prática profissional. Com essa formação, o egresso do Curso de Engenharia de Software poderá atuar, não exclusivamente, como:
• Analista de sistemas de software.
• Desenvolvedor de sistemas de software.
• Projetista de sistemas de software.
• Arquiteto de software.
• Gerente/Analista de configuração.
• Gerente/Analista de qualidade de software.
• Gerente/Analista de testes de software.
• Gerente de projetos.
• Consultor/Auditor de sistemas de software.
Em relação aos locais de atuação dos egressos do Curso de Engenharia de Software, estes terão a capacidade de atuar em um mundo de trabalho globalizado, criando e incorporando aspectos de inovação e criatividade, como também de segurança e qualidade aos produtos e serviços oferecidos à sociedade para os mais diversos tipos de negócios, identificando e aproveitando as oportunidades atuais e relevantes do mercado, não se limitando apenas às empresas de tecnologia para aplicação do seu conhecimento e experiência profissional. Deste modo, pode-se citar os seguintes locais de atuação de um engenheiro de Software: empresas de desenvolvimento tecnológico, em especial, de sistemas de software, desenvolvendo os mais diversos papéis dentro da sua profissão; empresas de consultorias e/ou auditorias; laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; organizações
governamentais, dentre outros.

 

Perfil profissional do egresso

O Engenheiro de Software atua na área dos sistemas voltados à análise, modelagem, especificação, desenvolvimento, validação e gerenciamento de requisitos de software. Em sua atividade, projeta, implementa e fornece suporte aos sistemas desenvolvidos, efetua pesquisa científica e tecnológica acerca da viabilidade técnico-econômica dos mesmos e realiza a manutenção e acompanhamento dos sistemas computacionais em que operam. Em sua atuação, considera a ética, impactos sociais e legais de suas atividades. Em consonância ao perfil descrito, o Bacharel em Engenharia de Software formado na UFERSA é um profissional criativo e analítico capaz de criar produtos de software que são fruto do próprio esforço ou do seu trabalho como membro de uma equipe.

 

Competências e habilidades

O currículo para os cursos de Bacharelado em Engenharia de Software é caracterizado por um conjunto de disciplinas obrigatórias para formação geral e científica. Neste contexto, o foco está no desenvolvimento de competências e habilidades integradoras do conhecimento teórico-prático da área da Engenharia de Software, englobando todas as etapas necessárias para a produção de software com qualidade, desde as fases de concepção e  desenvolvimento até as fases de manutenção e evolução de software.

 

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – Engenharia de Software

Portaria de Criação

Portaria de Reconhecimento

Conceito do Curso

Email: cces.pdf@ufersa.edu.br

Contato: (84) 3317-8525

Ramal: 4590

9 de junho de 2015. Visualizações: 11003. Última modificação: 13/04/2021 23:14:10