Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

Encontro Regional de Engenharia de Software – ESOFT

A finalidade do curso de Engenharia de Software é formar profissionais para controlar todas as fases do processo de desenvolvimento do software, através de métricas e princípios de engenharia para obtenção de sistemas de qualidade, processos confiáveis e eficientes para a sociedade. Em particular, o curso de Engenharia de Software da UFERSA, em Pau dos Ferros/RN, tem como finalidade proporcionar uma formação sólida em engenharia para a atuação em projetos e em desenvolvimento de sistemas computacionais de qualidade de forma crítica e inovadora, para potencializar o desenvolvimento da região semiárida, especialmente da região do Alto Oeste Potiguar. Desta forma, o coordenador do curso promoveu o seu primeiro encontro regional, dividindo-o em dois momentos: primeiramente, uma mesa redonda para discutir desafios e perspectivas para os profissionais da área, e, depois, palestras sobre trabalho freelancer, quarta revolução industrial e ciência dos dados. O evento teve duração de 8 horas com a participação de 280 pessoas, dentre estes estudantes, professores e profissionais da região, em sua maioria com interesse em Tecnologia da Informação. O perfil dos estudantes, principal público-alvo, foi de jovens universitários, de cursos técnicos e também de ensino médio de diferentes institutos, tais como de nível superior e técnico IFRN, UFERSA e UFRN, e também escolas de ensino médio, por exemplo, Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo. Portanto, diferentes experiências foram discutidas entre palestrantes e participantes, englobando diferentes áreas dentro do campo da Engenharia de Software, tanto voltada para o mercado de trabalho quanto para o ambiente acadêmico.

Encontro de Computação do Oeste Potiguar – ECOP

O IV Encontro de Computação do Oeste Potiguar (ECOP) é um evento realizado anualmente e tem como objetivo aproximar as instituições de ensino ao mercado de trabalho a fim de criar um ambiente de cooperação bilateral entre indústria e universidade. Dessa forma, promover a socialização e divulgação de pesquisas científico-tecnológicas entre as instituições de ensino, assim como estreitar a relação (interação) com as empresas no estado do Rio Grande do Norte e estados circunvizinhos.

O evento é uma forma de divulgar tanto o Campus da UFERSA em Pau dos Ferros quanto os cursos da área de ciência e tecnologia ofertados. Os cursos são: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Software. A ideia é mostrar aos participantes que existe uma boa alternativa de cursos da área de computação na cidade de Pau dos Ferros, principalmente alunos da região Oeste do Estado, que frequentemente optam por se deslocar para a capital do Estado, Natal.

A cidade de Pau dos Ferros está situada em uma posição estratégica dentro do Estado, localizando na região Oeste Potiguar próximo às fronteiras dos Estados do Ceará e Paraíba. Diante disso, o Campus Pau dos Ferros, tem se tornado uma excelente opção para manter os discentes próximos ao lugar de origem, os quais futuramente podem vir a desenvolver trabalhos e tecnologias para o interior do Estado. Em suma, esse evento mostrará para a região Potiguar a potencialidade dos cursos tecnológicos da instituição, apresentando tendências acerca da ciência e tecnologia e inovações de mercado.

Público-Alvo e Participantes do Evento

O evento é destinado a estudantes, professores e profissionais da área. Estima-se que o evento atraia mais de 500 participantes, sendo aproximadamente 70 % estudantes. Os estudantes são, em sua maioria, alunos de graduação de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação, além de alunos da UFRN, IFRN e das escolas de ensino médio. Os professores participantes são membros da própria instituição organizadora, professores convidados de outras instituições, e professores que tenham interesse em participar do evento. Os profissionais da área são empresários/empreendedores que queiram expor seus produtos e participar de discussões de mercado.

21 de setembro de 2018. Visualizações: 927. Última modificação: 27/05/2022 20:01:43