Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

Primeira Engenheira de Software é formada na UFERSA

Coordenação do Curso, Estudante, Formatura 13 de agosto de 2020. Visualizações: 1245. Última modificação: 13/08/2020 21:48:34

Defesa de TCC de Camila – Interface do STANMAT 2.0

É com imensa honra que a coordenação do curso de Engenharia de Software do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), informa que haverá a colação de grau da primeira Engenheira de Software nesta dia 13 de Agosto de 2020. A discente Camila Perin de Carvalho, residente da cidade de Coronel João Pessoa/RN, concluiu suas últimas pendências no chamado Semestre Suplementar Excepcional. O também chamado de semestre 2020.3 ocorreu integralmente de forma remota, em virtude das restrições de saúde ocasionadas pela pandemia do COVID-19 e da suspensão do calendário regular da UFERSA. A colação de grau terá sua transmissão pela plataforma do Google Meet e será apresentada ao vivo pelo YouTube no canal oficial da universidade, o TV Ufersa.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como título: “STANMAT 2.0: UM JOGO SÉRIO E INCLUSIVO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA“. Sua defesa ocorreu no dia 20 de Julho de 2020, de forma remota, e obteve nota 10,0. A coordenação do curso parabeniza Camila Perin não só por ser a primeira Engenheira de Software a ser graduada pela UFERSA, mas também por realizar um trabalho com a temática de inclusão social. A coordenação destaca também que Camila é a única mulher dentre os discentes ativos no curso, reforçando ainda mais representatividade deste momento.

A seguir, os depoimentos dos envolvidos no momento da defesa do TCC:

Camila Perin (formada): “A representatividade feminina é fundamental, pois as mulheres são motivadas a conquistarem seu espaço, então, acredito que foi importante para as futuras discentes do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal Rural do Semi-Árido que a primeira formada tenha sido uma mulher. Ser a primeira formada em Engenharia de Software foi uma honra, o curso trouxe conhecimentos importantes para minha formação profissional e pessoal, proporcionando novos olhares para o ramo de Engenharia de Software, os quais me influenciarão para o resto da vida. Sendo esses essenciais para minha entrada no mercado de trabalho, algo que pretendo atualmente. Futuras alunas do curso de Engenharia de Software, acreditem no seu potencial, não deixem se entristecer por apenas uma nota ruim, ou milhões, quem sabe? Se é isso que desejam, sigam em frente. Atualmente, o ramo de Engenharia de Software está em alta, existindo diversas vagas para profissionais qualificados, entretanto, as mulheres representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia do país, então, este ramo necessita de maior representatividade feminina. Portanto, por que você não pode ser uma delas?”.

Laysa Mabel (orientadora): “Foi uma honra orientar Camila no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso tanto do Bacharelado em Tecnologia da Informação quanto do Bacharelado em Engenharia de Software, principalmente por ambos tratarem de uma temática tão importante e necessária: a inclusão sociodigial de pessoas com deficiência visual. Durante o desenvolvimento desses trabalhos, além da parte técnica envolvida, Camila realizou atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pau dos Ferros, bem como visitou o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) de Mossoró. Essas experiências agregaram aprendizados valiosos na formação profissional e humana de Camila. Camila tem um grande potencial, tenho certeza que ela vai longe! Agora ela entra para história da UFERSA, sendo a primeira pessoa (sim, é uma mulher!) a concluir o curso de Bacharelado em Engenharia de Software. Também fui a primeira mulher formada em Ciência da Computação pela UFERSA e sei da importância da representatividade feminina nessa área predominantemente masculina. Espero que, de alguma forma, isso sirva para estimular a participação feminina nessa área”.

Náthalee de Almeida (membro da banca): “Fiquei muito feliz em ter participado da Banca de Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Camila Perin de Carvalho, pois a temática do trabalho se preocupou não somente em aplicar técnicas aprendidas ao longo do curso, mas em contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência visual. Parabenizo a aluna e a orientadora Profa. Dra. Laysa Mabel de Oliveira Fontes pelo excelente trabalho desenvolvido”.

Francisco Segundo (membro da banca): “Fiquei muito feliz com o trabalho de Camila pelo fato de ver a responsabilidade social da universidade sendo posta em prática através dos projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos na UFERSA Pau dos Ferros”.

Informações sobre a defesa de TCC:
Discente: Camila Perin de Carvalho
Título: STANMAT 2.0: UM JOGO SÉRIO E INCLUSIVO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA
Data/horário da defesa: 20/07/2020 às 9h via Google Meet
Nota: 10,0
Banca:
  • Profa. Dra. Laysa Mabel de Oliveira Fontes (Presidente e Orientadora)
  • Profa. Dra. Náthalee Cavalcanti de Almeida Lima (1º Examinador)
  • Prof. Dr. Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo (2º Examinador)

Link para documentação e jogo online:

Interface do STANMAT 2.0 - Um Jogo Sério e Inclusivo para Auxiliar a Aprendizagem das Quatro Operações Básicas da Matemática
Camila Perin - Formada