Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

[PESQUISA] Atividade de ensino “Pré-Algoritmos” é publicada em periódico com Qualis B2

Assistência Estudantil, Capacitação, Coordenação do Curso, Ensino, Estudante, Publicações, Reconhecimento, Responsabilidade Social 18 de março de 2020. Visualizações: 631. Última modificação: 18/03/2020 16:49:59

O trabalho intitulado como “Pré-Algoritmos – Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação” foi publicado no periódico “Brazilian Journal of Development”, com qualis B2. Este projeto visa reduzir os índices de evasão e de insucessos na fase inicial do curso Interdisciplinar de Tecnologia da Informação.

Autores: Reudismam Rolim de Sousa, Felipe Torres Leite, Ádller de Oliveira Guimarães, Assunaueny Rodrigues de Oliveira.

Resumo do trabalho: “Os cursos na área de computação requerem que os estudantes resolvam problemas por meio de algoritmos. Logo, os alunos precisam desenvolver o raciocínio lógico para resolver estes tipos de problemas, o que pode se tornar um desafio para alguns estudantes. Desta forma, várias abordagens foram desenvolvidas para minimizar este problema, tais como o uso de juízes online e linguagens de programação por blocos. Porém, não há uma solução consolidada para ensinar algoritmos. Neste trabalho, é proposta a criação de uma disciplina denominada “Pré-Algoritmos” para auxiliar os estudantes com dificuldades no componente curricular “Algoritmos”. Como resultado, foi identificado que os alunos aprovados em Pré-Algoritmos obtiveram um melhor desempenho em Algoritmos.”

Você pode visualizar a publicação neste link: Pré-Algoritmos – Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação