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Engenharia de Software - Campus Pau dos Ferros

Maratona SBC de Programação 2019

Estudante, Extensão 23 de julho de 2019. Visualizações: 474. Última modificação: 23/07/2019 12:14:06

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 24a. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2018, mais de 50 mil estudantes de mais de 3000 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 135 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, no Porto, Portugal. Seis times brasileiros, dos quase de 800 participantes, estarão presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Os professores Me. Felipe Torres e Dr. Reudismam Rolim estão selecionando alunos para representarem a UFERSA campus Pau dos Ferros na 1ª fase da competição através do projeto Treinando Campeões. O transporte para deslocamento dos alunos para a cidade de Juazeiro do Norte/CE será disponibilizado pela UFERSA no dia 14/09/2019 e a sede da competição será na Faculdade Paraíso do Ceará (FAP).

Para maiores informações, procurar os professores Felipe ou Reudismam. Sobre a competição, acesse este link: Maratona SBC de Programação 2019.